Todos nós sabemos que as árvores são essenciais para os seres humanos e para uma infinidade de seres vivos.
São produtoras de oxigénio, essencial para nossa existência, bem como fonte reguladora do efeito estufa do planeta, absorvendo uma grande parte do dióxido de carbono produzido.
Além disso são fontes de madeira, para a confeção de móveis e habitações, bem como produtoras de vários tipos de alimentos.
Devido às suas inúmeras qualidades, foi assinalado, no dia 10 de Abril de 1872, no estado do Nebraska, Estados Unidos, o 1º festival da árvore, de forma a salientar a sua importância, sendo o responsável por tal evento Julius Sterling Morton.
A primeira referência da comemoração desse dia em Portugal foi em 1913.
Porém, foi só em 1972 que o dia Mundial da Floresta passou-se a comemorar a 21 de Março, coincidindo, esse ano, com a entrada da Primavera no hemisfério norte.
Todos os anos, a nível mundial, é assinalada essa efeméride através da sensibilização ambiental mediante a plantação de várias árvores isoladas ou através da reflorestação de determinados locais, sempre com o intuito de criar uma consciência ambientalista para a sua proteção.
O Centro de Educação Ambiental da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande não ficou indiferente a esse dia. Assim sendo, essa data foi relembrado através de uma pequena ação de sensibilização dirigida às crianças dos CATL da Instituição.
Foi mencionado, durante essa sensibilização, a importância das florestas e dos seus recursos na vida quotidiana do ser humano, com a ajuda de uma pequena apresentação em PowerPoint.
Em seguida as crianças pintaram um pequeno postal alusivo ao Dia da Floresta e, simbolicamente, pintaram as suas mãos num cartaz de forma a relembrar as folhagens das árvores.
Tendo em conta que no dia 22 de Março comemora-se o Dia Mundial das Águas, foi também realçada, nessa atividade, a sua importância para todos os seres vivos. Assim sendo, e de maneira a ajudar a compreender como esse precioso recurso chega às nossas casas, essa ação contou com a presença do Engenheiro Bruno Rangel, pertencente à Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Durante o período da manhã estiveram presentes os CATL de Rabo de Peixe (Arco-íris, Meninos do Mar e Mundo da Criança). No período da tarde participaram os CATL da Ribeira Grande (Beija-flor, Casa Leo e Centro Social e Paroquial da Ribeira Seca).
No final, como lembrança, foi distribuído à cada criança um copo com uma pequena flor, de maneira a relembrar a primavera.